3 de setembro de 2018

Precisamos falar sobre saúde mental

Setembro amarelo, prevenção do suicídio, cvv, depressão, saúde mental

Há 2 anos, compartilhei aqui no blog um post sobre suicídio, assim que soube da campanha Setembro Amarelo, e eu senti a necessidade de falar sobre esse assunto aqui para meus leitores.

Pra quem não sabe Setembro Amarelo é uma campanha de prevenção ao suicídio. É um momento de extremo amor e empatia, que deve ser estendido para todos os meses.

Falar sobre suicídio ainda continua sendo um tabu, as pessoas e a mídia preferem evitar dar uma atenção a isso, pois acreditam que pode acabar incentivando o ato.

o fato é que precisamos falar, como uma forma de ajuda, uma forma de mostrar a quem pensa em cometer suicídio, que sua vida é importante e que existem pessoas com a intenção de ajudá-los.

Infelizmente o suicídio é o 4° causa de morte que ocorre no Brasil. E a grande maioria é de jovens.

As pessoas tem passado por um momento de grande batalha pela saúde mental, pois muitas vezes é ela o motivo pelo qual se decide cometer o ato de suicídio. A saúde mental abalada faz as pessoas perderam a esperança e não conseguirem enxergar a luz no fim do túnel.

Há quem ainda vê problemas mentais/psicológicos como "frescura", mas acredite, é um tipo de doença, assim como uma gripe e todas as outras doenças físicas. A diferença é que muitas vezes os sintomas não são tão aparentes, ou quando são, veem mascarados de "apenas tristeza" ou "falta de interesse com a vida", mas há muito mais por trás disso.
Setembro amarelo, prevenção do suicídio, cvv, depressão, saúde mental

Tem quem fique com a saúde mental abalada por algum motivo específico(bullyng, perda de alguém, desemprego, entre outros...) e com o tempo desencadeando algum problema psicológico.
E tem pessoas que desenvolve problemas mentais ou já os tem por genética.

Tratar o seu interior é tão importando quanto cuidar do seu exterior. Como aquela doença física que você tem e vai até o hospital, para o médico poder examinar e passar o tratamento para sua melhora.
Assim também deve ser feito quando você se sentir doente por dentro, quando você sentir aquela dor(angústia, vazio..). Não tenha receio de aceitar que você precisa de ajuda.

Não se sinta sozinho, nem tenha vergonha por achar ser o único a estar passando por isso. Há outras pessoas nessa batalha. E assim como elas vão vencer, você também vai.

Quando estiver precisando conversar, não excite em chamar alguém de confiança pra poder desabafar.
Caso não se sinta confortável conversando com alguém próximo, o site CVV, pode ser um bom ouvinte e conselheiro. Dê esse primeiro passo.

A sua dor no momento pode ser intensa, as pessoas ao seu redor podem estar te colocando pra baixo, e você pode estar pensado que já não tem mais solução. Mas tem! Acredite, tem solução. Cada momento dessa batalha que você suportou mostra o quanto você é forte, e você consegue ser mais forte ainda. Dê mais algumas chances PRA VOCÊ, PRA SUA HISTÓRIA, e dê os primeiros passos para cuidar da sua saúde mental, mesmo que você sinta que está sendo um processo lento, eu te entendo, e sei quanto é difícil, mas vale a pena cada evolução, cada melhora. Não se maltrate se falhar algumas vezes. O importante é continuar tentando.

Se você conhece alguém que está passando por depressão ou um momento difícil, tenha empatia, seja compreensivo. As vezes essas pessoas não conseguem controlar suas emoções e podem parecer difíceis de lidar, mas acredite, mostrar a importância que ela tem pode incentiva-lá a ir atrás de cuidados e se sentir motivada a VIVER.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...