29 de maio de 2018

A liberdade de ter várias versões

Cachos tumblr, raye boyce, cabelo cacheado tumblr, cabelo alisado tumblr, cacheado ou liso, raye boyce tumblr, padrões de beleza, Bruna Vieira

Por muito tempo vivemos em um padrão onde "cabelo bonito é cabelo liso", e isso destruiu a auto estima de diversas mulheres, e principalmente, crianças que nasceram com o cabelo cacheado/crespo, fazendo com que optassem por diversos procedimentos químicos que a fizessem ter o cabelo lisinho, para poderem fazer parte deste padrão e que finalmente passassem a se sentirem bonitas.

Mas, de repente, isso tudo mudou, e quebrar este padrão imposto pela sociedade foi uma luta constante de crespos e cacheadas que queriam usar o seu cabelo natural sem o julgamento das pessoas. Com isso, varias meninas começaram a difícil, mas de grande valor, fase da transição capilar.

E aos poucos, referências foram surgindo na mídia. Isso foi incrível! Diversas meninas assumindo o seu cabelo natural e aposentando chapinha e produtos químicos.
Enfim, aquele velho padrão do cabelo liso foi se acabando, essa fase foi ótima, até que...

Outro padrão foi sendo imposto, sem que ao menos as pessoas percebessem. E meninas que continuaram alisando o cabelo passaram a serem julgadas por não assumir o seu natural. Ou, se a menina assumisse os cachos e de repente aparecesse com ele escovado, teria que lidar com muitas pessoas apontando o dedo como se aquilo fosse um grande erro.

O que algumas pessoas ainda não entenderam sobre a transição capilar, é que ela ocorre de fato para que as pessoas tenham LIBERDADE, a liberdade fazer com o seu cabelo aquilo que as fazem bem.

Lutar para sair de um padrão e entrar em outro é realmente uma vitoria alcançada? Acredito que não!
A luta só valerá a pena quando realmente as pessoas tiverem a liberdade para serem o que quiserem ser, aproveitando as suas várias versões, essa é a parte boa de acabar com os padrões.

Não importa se é cacheada que alisa, ou que escova o cabelo de vez em quando. Não importa se é lisa que faz babyliss para ter cachos. O importante é ter a liberdade para fazer com o seu cabelo aquilo que eleva sua auto estima, aquilo que faz você se sentir bem e se amar.

Meu cabelo natural é cacheado, acredito que 3b e 3c, e eu amo meu cachos, mas também me amo com o cabelo alisado e esta tudo bem!
As vezes lisa, as vezes cacheada, mas o mais importante, sendo eu mesma.

Se tiver que existir um padrão, que seja o "sinta-se livre para ser a sua melhor versão" sem receios e sem julgamentos, apenas ser feliz.

XOXO

Um comentário:

  1. Concordo com você Amanda, temos que ter liberdade de escolher o que queremos:) adorei.

    Beijokas da Camila e Carol

    já estamos de volta e já tem novidades
    Se seguir o blog é só avisar que retribuo viu ;)

    Vamos Papear 

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...