3 de agosto de 2016

O que esperar da faculdade

faculdade, como e a faculdade, estudos, faculdade tumblr, como e na faculdade
Infelizmente as férias chegaram ao fim e temos que voltar a programação normal!
Há quem está voltando para sua rotina normal na escola, outros vão para o próximo semestre da faculdade e tem aqueles que estão começando as aulas em uma universidade, e este post é para essas pessoas!

Como eu já estou à um tempo na faculdade, decidi compartilhar com vocês um pouco de como é.
Porque sei que muitas pessoas sentem receio, pois sabem que é tudo novo e o novo, assusta. Mas espero que este post alivie um pouco o medo que vocês estão sentindo.

Faculdade não é um bicho de sete cabeças, acredite! Apesar de sentirmos medo, por não sabermos ao certo o que nos espera, posso adiantar, a coisa não é tão ruim quanto você pensa.
O ambiente é bem diferente de como era na escola, as pessoas também são diferentes. Claro que tem algumas(bem poucas, mínimas, quase nada) exceções de pessoas com mente fechada ou atitudes infantis, mas são tão poucas que você quase não encontra.
Lá as pessoas não irão ficar reparando no seu estilo ou jeito, já que existem diversos tipos de pessoas naquele lugar.
Você é responsável por si próprio, não terá professores te alertando o tempo todo do que você precisa fazer para, por exemplo, recuperar notas ou faltas, você tem que ir atrás para saber.
Você pode entrar e sair a hora que quiser(tendo a consciência de que terá faltas, do mesmo jeito).
Uma coisa que nos primeiros dias de aula foi bizarro quando vi, foi pessoas saindo da sala sem pedir autorização do professor haha fiquei sem entender nada, já que estava acostumada da escolar, ter que pedir para ir ao banheiro, e lá você não precisa pedir, é só sair.
Você gastará bastante dinheiro com xerox e se seu curso for de comunicação social(não sei se em outros cursos isso acontece também), você gastará com gráficas (faça amizade com quem trabalha nas gráficas ou papelarias, para conseguir uns descontos! Brinks!).
Os lanches não são tão baratos. E se você estava acostumada com os salgadinhos de R$1,80 da escola, na faculdade vai ser bem difícil encontrar coisas com esse preço.
Talvez você não tenha que escrever muito nos primeiros semestres, terá professores que quase não passará lição para copiarem, mas tenha sempre um caderninho para fazer anotações das coisas mais importantes que o professor falar durante as aulas.
Ah! Falando em semestre... Na faculdade o sistema funciona da seguinte forma: um semestre, é como se fosse um ano, ou seja, quando chega ao final dos 6 meses de aula, você passa para o próximo "ano".
Se você reprovar em alguma matéria, você não volta para o semestre anterior, ou seja, você não "repete de semestre". Mas você tem que refazer a matéria que você repetiu, no próximo semestre (este é o famoso DP).

Essas foram algumas coisas que você talvez presenciará na faculdade. Muitas coisas são bem diferentes da escola, mas não há o que temer, em poucos dias você já se sentirá confortável.

XOXO

6 comentários:

  1. Hoje, depois de formada, tenho até saudade da faculdade, estudar é desafiador e cansativo mas é muito bom e a gente sente falta mesmo!
    Ler seu post me deu uma nostalgia boa hehe
    Beijos,

    Amanda
    http://talesandtalks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Creio que no geral a gente sempre gasta muito dinheiro nas gráficas, sorte que quando eu estava fazendo faculdade meu namorado trabalhava numa gráfica, praticamente tudo me saía de graça kkk
    Sobre os lanches, a dica é levar algo de casa pra comer kkkk E menina, essa dica dos caderninhos de anotações é ótima, eu sempre me saía bem nas provas por que revisava minhas anotações, por que meu caderno geralmente estava vazio de matéria passada no quadro.
    Gostei do post. Beijo, www.apenasleiteepimenta.com.br

    ResponderExcluir
  3. Muito bom, é bem assim mesmo você conseguiu resumir de certa forma exatamente como é na faculdade, só esqueceu as noites em claro pra conseguir terminar de estudar para alguma prova, o tempo é pouco mas depois é muito gratificante, adorei o post, abraços!
    http://natalyduarteblog.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Adorei o post! Eu to fazendo cursinho e a insegurança de não passar na faculdade é bem grande, e ai vem o medo de não me adaptar e tudo mais, minha cabeça pira. Eu tenho medo de talvez não gostar da faculdade que escolhi, você já sentiu isso?
    Quando tiver um tempinho, visite o meu blog, seria ótimo te ver por lá! Beijos
    http://www.palavrasambulantes.com/2016/08/resenha-do-livro-eu-estive-aqui.html

    ResponderExcluir
  5. Faculdade nem é aquele mar de tranquilidade que nós tanto sonhamos né? Amei o post, sucesso com o blog! Bjss

    devaneiosdeinverno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. hahah pura verdade, estou com uma série no meu blog sobre a transição do colégio para a faculdade a #DCAF, ja q estou na metade do meu curso de engenharia e como tive uma formação no colégio bem diferente do normal, tenho muita coisa para contar hahaha alias o ultimo post foi sobre essa minha formtura estranha, passa la para ver kkk
    blue-marie.blogspot.com

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...